DORA GUIMARAES

HISTORIA

Tinha eu 5 aninhos quando recebi o presente de Natal  que iria traçar a minha vida… uma máquina de costura, que me motivou a dar azo à minha imaginação como “jovem criadora”.

A partir desse momento, o destino quis que eu desse continuidade ao ofício da minha Mãe (modista de profissão), através da criação do guarda-roupa para as minhas bonecas que tinham uma vida social extremamente ativa.E assim aprendi rapidamente a transformar os tecidos que encontrava, em “tendências” e “coleções”, vividas e criadas durante a minha infância.

Desta forma, desde muito cedo que descobri que o meu caminho estariam para sempre ligados ao Mundo da Moda, formei-me na área de “Design de Moda” entre outros ligados a área.

Os conhecimentos teórico-práticos complementaram-se com a experiencia profissional ganha ao longo dos cursos e com a participação em vários concursos nacionais/internacionais e o reconhecimento alcançado através de alguns prémios, a destacar: “Melhor Desenhador Internacional”, no concurso Moda Estremadura – Espanha, bem como a oportunidade de estagiar no Atelier Miguel Vieira, no final do curso.

Concluída a formação em Design de Moda surge a oportunidade de conhecer de perto a realidade da indústria têxtil em Portugal, onde descobri o sentido de oportunidade, a dedicação, esforço e coragem necessária à criação do meu próprio projeto – o atelier DORA GUIMARÃES.

Um projeto que nasceu de uma interpretação muito própria do universo da moda feminina, da elegância e sensualidade que todas as mulheres procuram para uma ocasião especial, assim como da consciência e da importância de estar cada vez mais perto da cliente, neste espaço que o defini como uma segunda casa, criava peças personalizadas feitas a medida porque acima de tudo gosto de “mimar” as minhas cliente, prestando ainda um serviço de aconselhamento, quer para a criação de uma peça para o dia a dia, quer no desenvolvimento de um vestido exclusivo de festa ou cerimónia (noivas). “porque o que vestimos espelha a forma como nos apresentamos ao mundo, o respeito que temos por nós mesmas, o amor que sentimos e a elegância que adotamos…” e desenvolvi uma pequena coleção de vestidos + complementos que seriam vendidos em lojas multimarcas.

Aqui partilhei muitos dos momentos que vivi com a minha musa inspiradora, a minha mãe, perdi-a passado pouco tempo e não foi fácil continuar sem ela, infelizmente acabei por deixei alguns projetos na prateleira e dediquei-me ao atelier, eu tinha de continuar a sonhar, eu queria estar próxima das minhas clientes, mima-las e cuidar delas, porque acreditava que o contrario acabava também por acontecer.

Determinada a seguir o meu caminho e os meus sonhos achei que seria a altura ideal da minha vida\carreira para assumir e realizar o que realmente queria construir. O projeto “by Dora Guimarães”, é um amadurecimento dos meus projetos ao longo destes 10 anos, a fusão dos meus dois grandes sonhos, o vestuário e os complementos (sapatos + malas), o mundo perfeito para as mulheres.

Como mulher vivemos numa sociedade onde nos exigem demasiado, somos mulheres, profissionais, esposas, mães e donas de casa e muitas das vezes tudo isto em cima de uns saltos de 8 cm de altura.

A minha linha de calçado surge para responder a todas as mulheres que precisam de ter uma imagem cuidada e pratica, aliada ao conforto e qualidade que merecem. Com o mesmo look podem sair de casa com uns stilettos ou calçarem a sapatilha sem descorar a elegância e bom gosto.

A linha de calçado já pode ser encontrada em várias lojas em Portugal, Espanha, França e Austrália.

Em breve está prometida a linha de vestuário para o dia-a-dia.

Sinto que apesar de tudo continuo a ser uma sonhadora, amo o mundo da moda e é através dos tecidos e peles que transformo em pecas de vestuário e sapatos que quero chegar até as pessoas, “quero continuar a criar um mundo perfeito, dentro de um mundo imperfeito”.

Dora Guimarães

COLECCIONES